WebNeste site

TRADUTOR


VISITANTES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

djlcjay

djlcjay

Quem sou eu

O BLOG BLACKSOULFUNK FOI CRIADO POR MIM DJ LCJAY PARA OS AMANTES DA VELHA E BOA BLACK MUSIC JA A 23 ANOS DISCOTECANDO NOS BAILES DA VIDA CRIEI O BLOG PARA FALARMOS DO FUNK, SOUL, SAMBA ROCK,DO BLACK GOSPEL É TAMBEM DO HIPHOP E CLARO A BLACK MUSIC E TODAS SUAS VERTENTES E DIFUNDIR CADA VEZ MAIS A CULTURA DO DJ ESPERO QUE VOCES CONTRIBUAM TAMBEM COM VIDEOS ENCARTES MATERIAS DE JORNAIS REVISTAS PARA PODERMOS ENRIQUECER O BLOG AQUI VC TAMBEM VAI ENCONTRAR ALGUMAS DICAS SOBRE INTERNET E NAO TENHO INTENÇÃO DE FINS LUCRATIVOS E TAMBEM NÃO TENHO INTENÇAO DE PIRATEAR OU COLABORAR COM VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS DE QUALQUER ARTISTA AS MATERIAS POSTAGENS AKI SAO DE PESSOAS QUE ADIMIRO O TRABALHO DIVULGO AKI SE ALGUEM SE SENTIR VIOLADO NO SEU DIREITO ME AVISE QUE RETIRO POSTAGENS MATERIA O QUE FOR LEMBRANDO QUE AKI RELEMBRAMOS TAMBEM ALGUNS ARTISTAS ESQUECIDOS SE ASSIM FOR RETIRAMOS O POST DEIXANDO VC ARTISTA CAIR NA OBSCURIEDADE NOVAMENTE QUE É LUGAR QUE VC DEVE ESTAR ENTRE EM CONTATO VEJA O POST ABAIXO LIGUE PARA CONTRATARMOS PARA FAZERMOS SEU EVENTO ALUGUEL DE SOM, LUZ,LIGUE OU NO MSN BLACKSOULFUNK1@HOTMAIL.COM

COMENTARIOS OFENSIVOS PALAVROES NAO SERAO PUBLICADOS SERAO BLOQUEADOS DO SITE

UTILIDADE PUBLICA DESAPARECIDOS

MATERIA POR DJ LCJAY (COMO SURGIU O HIPHOP)


Hip Hop,) é uma cultura artística que iniciou-se durante a decada de 1970 nas areas centrais das comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas que depois foi levada para nova Iork, e chegando em nova iorque africa bombata reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hiphop, o mc ou seja mestre de cerimonia, o dj, o break dance , o grafitti.nos suburbios negros e e latinos de Nova Iork. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza,, violência, racismo,, trafico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. As guangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias periferias - quem fazia parte de algumas das gangues, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e as regras impostas por elas,devendo segui-las rigidamente.
Esses bairros eram essencialmente habitados por imigrantes do Caribe, vindos principalmente da jamaica. Por lá existiam festas de rua com equipamentos sonoros ou carros de som muito possantes chamados de Sound System (carros equipados com equipamentos de som, parecidos com trios eletricos). Os Sound System foram levados para o bronx, um dos bairros de Nova Iork de maioria negra, pelo Dj kool Herc, que com doze anos migrou para os Estados Unidos com sua família. Foi Herc quem introduziu o Toast (modo de cantar com levadas bem fraseadas e rimas, bem feitas, muitas vezes bem politizadas e outras banais e sexuais, cantadas em cima de reggae instrumental), que daria origem ao rap.
Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias, dos jovens ligados àquele movimento, de se fazer música, dança, poesia e pintura. Os Djs Africa bombata, Kool Herc, e( Grand Master Flash o inventor do scracht ele que introduziu scracht e colagens nas musicas hiphop), e os dj GrandWizard Theodore, GrandMixer DST (hoje DXT), Holywood e Pete Jones, entre outros, observaram e participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações tinham espaço - assim nasceram as Block Parties.
As gangues foram encontrando naquelas novas formas de arte uma maneira de canalizar a violência em que viviam submersas, e passaram a freqüentar as festas e dançar break, competir com passos de dança e não mais com armas. Essa foi a proposta de Africa bombaata, considerado hoje o padrinho da cultura hip-hop, o idealizador da junção dos elementos, criador do termo hip-hop e por anos tido como "master of records" (mestre dos discos), por sua vasta coleção de discos de vinil
DJ Hollywood foi um DJ de grande importância para o movimento. Apesar de tocar ritmos mais pop como a discoteca, foi o primeiro a introduzir em suas festas MCs que animavam com rimas e frases que deram início ao rap. Os Mcs passaram a fazer discursos rimados sobre a comunidade, à festa e outros aspectos da vida cotidiana. Taki 183, o grande mestre do Pixo, fez uma revolução em Nova Iorque ao lançar suas "Tags" (assinaturas) por toda cidade, sendo noticiado até noNew Iork times à época. Depois dele vieram Blade, Zephyr, Seen, Dondi, Futura 2000, Lady Pink, Phase 2, entre outros.
Em 12 de novembro de 1973 foi criada a primeira organização que tinha em seus interesses o hip hop, cuja sede estava situada no bairro do Bronx. A zulu nation tem como objetivo acabar com os vários problemas dos jovens dos subúrbios, especialmente a violência. Começaram a organizar "batalhas" não violentas entre gangues com um objetivo pacificador. As batalhas consistiam em uma competição artístic no Brasil, inicia-se na década de 1980 e a cidade de São Paulo apresenta se como o principal centro desse movimento no país. O primeiro elemento a tornar-se conhecido, enquanto parte do Hip Hop, foi o break, por intermédio, em grande parte,de dois filmes: Beat Street e FlashDance. O primeiro, produzido por Sidney Portier em 1984, mostrava a cultura Hip Hop como um estilo de vida, e possuía participação de dançarinos famosos como os da New York Breakers.
O segundo, produto típico da mídia hollywoodiana, em uma de suas cenas, mostra uma batalha de break. Os primeiros dançarinos de break ao contrario que todos pensam, o break deu-se no brasil com funk cia Nelson triunfo e Nino brow e iniciou-se na 24 de maio, depois de quase tres anos ali e devido a repressão policial passaram a se reunir na Estação São Bento de metrô em São Paulo e ali entre palmas ritmadas, batidas em latas e beat box criavam-se os primeiros MCs de RAP que logo criariam um território próprio, a praça Roosevelt, berço da primeira posse brasileira, o Sindicato Negro. mais antes do hiphop ser conhecido o humorista myelli fez uma musica uma satira em cima do sugar hill gang isso em 1981, e o sugar hill gang foi o primeiro sampler da historia q realmente foi bem feito e foi em cima da banda chic a musica good times mais estavam ali tambem Thaide&djhum pioneiros do hiphop no brasil,mcjack,mike&djbacana, pepeu,fish,Doctors MCs, Shary Laine.Sérgio Riky, Defh Paul,Região Abissal sampa crew e varios outros As primeiras letras de RAP eram bem mais ingênuas dos que as atuais, predominava o chamado “RAP estorinha”, sem muita consciência crítica. Com a crescente organização dos dançarinos de break e rappers, surgem oportunidades de gravar músicas em coletâneas históricas do RAP nacional como: O primeiro album considerado de hip hop foi o BLACK JUNIORS ISSO EM 1984 COM A MUSICA MAIS QUE LINDO ESTA LOGO DEPOIS MIKE & PEPEU COM MELO DO BASTIÃO QUE SAIU EM 1987
“Ousadia do RAP”, pela Kaskatas, com a musica de MR THEO CERVEJA SE TORNOU UM HIT NOS BAILES QUE TEVE PRODUÇÃO DO DJ CUCA “O Som das Ruas”, primeiro LP lançado pela Chic Show de onde sairam codigo 13 o credo catito ndee naldinho mister thaide& dj hum dj mister os metralhas e outros em 1988“Situation RAP”, pela FAT Records, “Consciência Black”(que lançou os Racionais), da Zimbabwe, em 1989, que tinha tbem o grupo street dance e sharylaine e outros depois desse disco acho que foi o divisor das aguas digamos assim ai a coisa foi seguindo pra onde estamos hoje,e seguidos pelo famoso “Cultura de Rua”, da Eldorado. Muitas dessas gravadoras surgiram das equipes de som que organizavam os bailes black desde a década de 70
Uma das primeiras letras de RAP que abordavam um tema crítico-social foi Homens da Lei de Thaide e DJ Hum, que falava sobre a violência policial em São Paulo, em Osasco e ABC paulista. Já no final da década de 1980, os rappers começaram a produzir letras conscientes, versando sobre o racismo, a pobreza, as injustiças sociais. Coincidia com este processo a enorme procura dos rappers por leituras que ajudassem no entendimento dos problemas que vivenciavam. O antropólogo Silva em seu artigo “Arte e Educação: A Experiência do Movimento Hip Hop Paulistano”, no livro “Rap e Educação, Rap é Educação”, organizado por Elaine Andrade
Nesse momento os rappers enfatizaram que o ‘autoconhecimento’ é estratégico no sentido de compreender a trajetória da população negra na América e no Brasil. Livros como ‘Negras Raízes’ (Alex Haley), ‘Escrevo o que eu Quero’ (Steve Byko), biografias de Martin Luther King e Malcolm X, a especificidade do racismo brasileiro, especialmente discutida por Joel Rufino e Clóvis Moura, bem como lutas políticas da população negra, passaram a integrar a bibliografia dos rappers.”A influência de grupos norte-americanos ja no inicio dos anos 90 como NWA e Public Enemy,eric b.&rhakim, icet, e filmes de Spike Lee como Faça a Coisa Certa e Malcom X , colors as cores da violencia ajudava os rappers brasileiros neste processo também. Isto em São Paulo, Brasília, Recife e Porto Alegre.
e tambem na decada de 90 começa o RAP de improviso ou seja freestyle começa a se desenvolver com toda força no Brasil e eu acredito que a decada de 90 foi o alge do hiphop no brasil com grupos mrn, potencial3, territorio negro,racionais,thaide&djhum, doctors mcs,cambio negro,comando dmc,cirurgia moral, alibi,conciencia humana sampacrew,duck jam e naçao hiphop,gog, sistema negro,pepeu ,mc polmeu com rap mais romantico Ndee naldinho e muitos outros, e os grupos se apresentavam muito na periferias em bailes de grandes equipes e pequenas tambem black mad,zimbabwe, kastatas, chic show, circuit power dominavam na epoca,casas como club house, club da cidade, radial, cobra seixas, club zezus, asa branca chopapo, santana samba,sunsetclub, que depois virou bahamas,viola de ouro,diamante cor de rosa club floresta foram algumas das casas onde grupos de hiphop se apresentavam e tambem nessa epoca se usava muito sampler james brow, george clinton,carl calton,entre muitos outros depois começamos a usar as mpcs aki no brasil nas produções mais e samplear algumas coisas nacionais tambem mais e isso ai tem mta coisa pra falar nao da pra colokar trudo aki  espero ter contribuido um pouco com essa minha pesquisa


postado pesquisado por dj lcjay